Conheça os benefícios das lâmpadas LED

Conheça os benefícios das lâmpadas LED

Monday, Jan 22, 2018 0 comentário(s)

Antes de entrar nas vantagens uso de lâmpadas LED, vamos refletir um pouco sobre questões ligadas ao meio ambiente. Você já entenderá o que elas têm a ver com isso.

Antes de entrar nas vantagens uso de lâmpadas LED, vamos refletir um pouco sobre questões ligadas ao meio ambiente. Você já entenderá o que elas têm a ver com isso.

Em 2015, o Brasil vem enfrentando sua maior crise energética de todos os tempos. Além de escolhas de gestão que podem ter agravado a situação, a falta de chuva fez com que os principais reservatórios de água do país chegassem ao seu limite  em especial a reserva da Cantareira, que abastece a maior extenção metropolitana da América Latina, São Paulo , e isso, já sabemos, também impacta nas usinas hidroelétricas, modelo adotado pelo país para a geração de energia elétrica. 

Diante disso, cabe tanto ao governo quanto aos empresários e consumidores buscar alternativas que previnam o agravamento da crise e até crises futuras. A utilização da energia elétrica de forma consciente, requer ações de toda a sociedade para evitar o desperdício. É aí que as lâmpadas de LED vêm como uma excelente opção: elas consomem menos energia do que as incandescestes e as fluorecentes e, se fossem adotadas massivamente, poderiam, com toda certeza, fazer toda a diferença para todo o país.

Outras vantagens do uso de lâmpadas LED

As lâmpadas de LED foram aperfeiçoadas por um trio de cientistas japoneses. Isamu Akasaki, Iroshi Amano e Shuji Nakamura, receberam o prêmio Nobel de física em 2014 por terem criado nos anos 1990 o emissor de luz azul de diodo; este ao ser combinado com LEDs verde e vermelho deu origem a lâmpada de LED branca que pode ser utilizada para iluminar. 

Economia financeira

Além de ajudar a poupar energia, as lâmpadas de LED geram economia de dinheiro para os consumidores em geral e para os cofres públicos, pois sua durabilidade é maior e sua manutenção, feita com menos frequência, se torna muito mais barata. 

Veja o exemplo da Prefeitura de São Paulo que lançou uma licitação para trocar 580 mil pontos de iluminação da cidade por lâmpadas de LED. Nos cálculos da administração pública paulistana, a adoção destas lâmpadas irá gerar uma economia anual de 97 milhões de reais.

Tecnicamente falando, as vantagens uso lâmpadas LED também são inúmeras. Dentre as principais podemos listar:

  • Maior eficiência que as lâmpadas fluorecentes (50 lumens por Watt);
  • Maior resistência a impactos e vibrações (sem filamentos, vidros etc., utiliza apenas componentes sólidos);
  • Mais controle de cor;
  • Acionamento instantâneo, mesmo em temperaturas baixas;
  • Controle de intensidade variável, ou seja, o fluxo liminoso se adapta à intensidade da corrente;
  • Não emitem radiações ultravioleta e raios infravermelhos;
  • Maior resistência (é possível acender e apagar, ao estilo flash, sem que a lâmpada “queime”);

Escolha lâmpadas de LED nos seus projetos

Por todas estas vantagens e também pelo fato de contribuírem significativamente para o meio ambiente, as lâmpadas de LED vêm ganhando a atenção da mídia e dos empresários brasileiros. O Jornal do Comércio, por exemplo, citou em recente reportagens as vantagens uso lâmpadas LED entre as inovações que estão ajudando o Varejo a diminuir seus custos.

Você já utiliza lâmpadas de LED em seus projetos? Tem mais alguma dúvida?

Caso precise de orientação e/ou Lâmpadas de LED, nós da LEDZS podemos ajudá-lo. Ligue já: (17) 9748-7550

Deixe o seu comentário